terça-feira, 15 de julho de 2008

Os professores e tu, Aluno

A história do vaso chinês - benditas a mente humana, a dinâmica social e a cultural grupal que permitiram configurar uma história simbólica assim, cheia de significados -, que li há dias, veio-me de novo ao pensamento quando abri um e-mail que recebi ontem à noite, e que trazia um conjunto de provérbios, magnificamente enquadrados em belas fotografias. Veio-me ao pensamento fundamentalmente por causa de dois desses provérbios, que passo a transcrever:
  • Este primeiro, como tudo o que corre na Net - e também de boca em boca, tal como a história do vaso chinês - tem várias versões. A generalidade dos sites que o cita na Internet diz que é de origem chinesa. Deixo aqui duas versões. E, sem adiantar a minha opinião sobre uma e outra, convido todos a, depois de lerem uma e outra, tentarem perceber o que é que as pequenas diferenças entre uma e outra trazem ao pensamento. Talvez seja um exercício pessoal curioso:
    - Os professores abrem a porta, mas tens de entrar sozinho
    - Os professores abrem a porta, mas cada um tem de entrar por si próprio
  • O segundo provérbio, que será sueco, diz o seguinte:
    - Não deites fora o balde velho antes de teres a certeza de que o novo segura bem a água

2 comentários:

Anónimo disse...

Tá giro, tá. Percebe-se bem a história do vaso. E é verdade, nós é que temos de entrar, o professor só ajuda. Gostei.
Fui aluno da Eça.

Anónimo disse...

Ora cá temos mais uma grande Oportunidade para nos juntarmos e olharmos a Escola pela janela do MUndo e tentar perceber e mudar o mUndo através da imensa janela que é a escola.
DEsafio aliciante, sem dúvida, para todos. Convergir, divergindo, no objectivo comum de fazer da nossa escola um lugar de oportunidade, que não se pode desperdiçar, de enriquecimento que não devemos deitar fora e de criação que não devemos recusar.
Há muito a fazer. Mas o aliciante da escola é nunca perder matéria prima para construir o Futuro.
Gostava que este lugar fosse ums grande encruzilhada de ideias, de perguntas, dedesejos...em busca de concretização.
"Pelo sonho é que vamos" ( Sebastião da Gama)é um bom mote para começarmos a tarefa de recriação da Escola como janela de oportunidade para todos.

Abraços especiais aos meus colegas de jornada: Renato e Fernando.
Acúrcio